04/08

Pirai do Sul - PR

Santuário de Nossa Senhora das Brotas
$

R$ 20,00

+ R$ 4,40 de taxa de conveniência
REGULAMENTO 
6ª CORRIDA E CAMINHADA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DAS BROTAS
TROFÉU VERA SALDANHA SGUÁRIO

A Corrida Rústica do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, evento que será realizado pelo 6º ano consecutivo, neste ano de 2019, no dia 04 de agosto, às 09:00hs da manhã, nesta cidade de Piraí do Sul, Estado do Paraná, terá um percurso aproximado de 5.120 metros, aferidos por programas de corrida instalados em eletrônicos (celulares) e por equipamento GPS (relógios Garmin), com concentração e dispersão em frente à Igreja do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em qualquer condição climática, e será regida por este Regulamento.

A CAMINHADA, evento que será realizado concomitante à Corrida Rústica, terá largada em bloco posterior, sendo que seu percurso será reduzido, havendo, na altura do 2º quilômetro, indicação do percurso, uma vez que o intuito é promover a chegada simultânea dos participantes de ambos os eventos, e será regida por este Regulamento.
TODAS as atividades esportivas anteriormente elencadas serão denominadas neste documento como EVENTOS.
A designação TROFÉU VERA SALDANHA SGUÁRIO trata-se de uma homenagem à Coordenadora de Projetos Sociais do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, professora que faleceu no ano de 2017, horas após o término da 4ª Corrida do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. Pessoa extremamente dedicada ao esporte, que se definiu como “perfeccionista” naquele seu último dia entre nós, fez história em nossa cidade, acompanhava de perto as crianças do Projeto de Atletismo do Santuário, e é merecedora de todas as homenagens possíveis.

1. OBJETIVOS DO EVENTO 
1.1 - Não há idade mínima, nem máxima, para participação nos eventos esportivos (Corrida e Caminhada) a serem realizados no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, pois, antes de ser uma competição, nosso evento prima pela saúde e confraternização entre os participantes, de ambos os sexos.
1.2 - O intuito é trazer a população em geral para este importante espaço turístico-religioso de nossa Comarca, aliando esporte, saúde, amizade, diversão, confraternização, religião e turismo.

2. CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO
2.1 - Por questão de segurança, as categorias BEBÊ (até 05 anos de idade) e KIDS (até 10 anos) não correrão em via de circulação de veículos, mas em área delimitada, dentro do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em percurso não superior à 150 metros, preferencialmente em área de piso macio (grama); nestas categorias será permitido aos pais ou responsáveis, que acompanhem as crianças, sendo PROIBIDO auxílio físico no percurso (carregar no colo, no pescoço, costas, puxar pelas mãos ou braços, empurrar, etc). 
2.2 - As crianças e adolescentes, entre 11 e 15 anos de idade, farão percurso em torno do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, de 1.000 metros aproximadamente, a maior parte em asfalto. 
2.3 - Nas categorias acima de 16 anos, o percurso será de aproximadamente 5.120 metros. Os adolescentes entre 16 e 18 anos de idade deverão ter autorização dos pais ou responsáveis para a participação no evento.
2.4 - Os atletas, com idade inferior a 16 anos, só serão premiados em suas respectivas categorias, não sendo permitido a participação no percurso destinado aos maiores de 16 anos de idade; se verificada tal situação, não receberá qualquer premiação na categoria superior, sendo responsabilidade exclusiva de seus pais ou responsáveis qualquer ocorrência com tal atleta.
2.5 - Os atletas menores de 18 anos deverão marcar, no momento da inscrição, por meio eletrônico, a autorização dos pais ou representante legal. Se o atleta se apresentar sozinho, principalmente esse o fizer no dia do evento, a autorização deverá ser apresentada por escrito, ter firma reconhecida em cartório e vir acompanhada de cópia do Documento de Identidade do pai ou responsável, preferencialmente autenticada;

2.6 - CORRIDA 5.120 metros
1º EVENTO: Ao custo de R$ 20,00 (vinte reais) por inscrição, NA MODALIDADE “KIT SIMPLES”, diretamente no site  haja vista que será realizada a apuração por sistema eletrônico de cronometragem (CHIP ELETRÔNICO).

**Haverá link da empresa contratada (www.onsport.com.br/) para inscrições no site do Santuário de Nossa Senhora das Brotas. 
Por se tratar de uma disputa amigável, mas com grande adesão, foram elaboradas categorias para premiação dos competidores, sendo necessário o controle dos inscritos, através de meio eletrônico; portanto, é de fundamental importância que todas as inscrições sejam realizadas no site anteriormente citado, IMPRETERIVELMENTE até o dia 29 de julho de 2016.
Não descartamos a possibilidade de que sejam permitidas inscrições no dia do evento, mas a organização se reserva no direito de negar tal fato, diante da ampla divulgação que será dada antecipadamente.

2.7 - CAMINHADA - 2.300 metros
2º EVENTO: GRATUITA, por adesão simples, SEM NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO no site da empresa de cronometragem, em bloco ao final dos participantes da Corrida, apenas com distribuição de números para eventuais sorteios de brindes.
Dada a largada, os caminhantes farão trajeto semelhante ao dos corredores até aproximadamente o 2º quilômetro, onde haverá indicação de mudança de direção, encurtando a caminhada, promovendo assim a chegada simultânea de corredores e caminhantes.
2.8 – CORRIDA - 1.000 metros – Categorias MIRIM e JUVENIL
3º evento: Os participantes da Corrida, nas categorias MIRIM e JUVENIL I (de 11 a 15 anos), percorrerão espaço de 1.000 metros aproximadamente, em torno do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, pelo lado externo dos muros e cercas, a maior parte do trajeto em asfalto, sendo que o início da disputa se dará logo após a corrida dos ADULTOS.
2.9 – CORRIDA – 50m e 200m
4º evento: Os participantes da Corrida, nas categorias BEBÊ (50 metros) e KIDS (200 metros), percorrerão espaço dentro do bosque do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em percurso delimitado, sob a supervisão de seus pais ou responsáveis, bem como de pessoal da organização. A largada será após a chegada do último atleta participante da Corrida das categorias MIRIM e JUVENIL I.

2.6 - Não haverá categorias específicas para atletas com NECESSIDADES ESPECIAIS, principalmente devido à mudança de piso do percurso do evento (grama, terra, asfalto, cascalho, etc...), o que dificulta a locomoção, principalmente se este se der por equipamento dotado de rodas. Se houver atleta nessas condições, a organização se reserva no direito de premiá-lo(la) conforme a categoria em que se enquadre; a critério da organização, por se tratar de condição especial, poderá ser ofertado brinde especial para o atleta.
PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS que participarem de algum dos eventos (Corrida ou Caminhada do Santuário de Nossa Senhora das Brotas), deverão estar munidos de autorização de seu respectivo médico pessoal e acompanhados por guias habilitados para esta função, quando for o caso. Ambos os participantes, atleta e guia, deverão estar oficialmente inscritos, e seguir as regras gerais dos eventos, ambos (atleta e guia) assumindo responsabilidade exclusiva pela participação. 
À Organização fica reservado o direito de rejeitar qualquer inscrição, se constatado haver risco para o atleta.

3. CATEGORIAS, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO 
3.1 - Para a 5ª Corrida e Caminhada do Santuário de Nossa Senhora das Brotas serão disponibilizadas 300 (trezentas) medalhas para entrega aos participantes, sendo este o LIMITE máximo de inscrições.
3.2 - Para a CORRIDA estão reservados 110 (cento e dez) troféus, os quais serão distribuídos em 22 (vinte e duas) categorias, sendo 11 (onze) masculinas e 11 (onze) femininas, para os 05 (cinco) primeiros atletas de cada categoria.
3.3 - Seguem as categorias abaixo: 
A – BEBÊ (0 a 5 anos) – Masculino/Feminino, DESDE QUE SAIBA CAMINHAR SOZINHO(A); 
B – KIDS (06 a 10 anos) – Masculino/Feminino; 
C – MIRIM (11 a 13 anos) - Masculino/Feminino; 
D – JUVENIL I (14 a 15 anos) - Masculino/Feminino; 
E - GERAL – MASCULINO e FEMININO 
F – JUVENIL II (16 a 19 anos) - Masculino/Feminino;
G – ADULTO I (20 a 29 anos) - Masculino/Feminino; 
H – ADULTO II (30 a 39 anos) - Masculino/Feminino; 
I – MASTER I (40 a 49 anos) - Masculino/Feminino; 
J – MASTER II (50 a 59 anos) - Masculino/Feminino; 
K – SUPERMASTER (60 anos em diante) – Masculino/Feminino;
3.4 - Não haverá dupla premiação, quem se classificar na Categoria GERAL, automaticamente é excluído(a) da respectiva categoria.
3.5 - A apuração da classificação será ELETRÔNICA, com sistema de numeração de peito e CHIP ELETRÔNICO, SENDO QUE O ATLETA DEVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, PASSAR PELO PÓRTICO DE LARGADA/CHEGADA, sendo desclassificado o participante que APRESENTAR QUALQUER ATITUDE ANTIESPORTIVA DURANTE TODO O TRAJETO, EM ESPECIAL DENTRO DO FUNIL DE CHEGADA.
3.6 - Eventuais divergências quanto à classificação deverão ser reclamadas, preferencialmente por escrito, à Organização, até 30 minutos após a divulgação dos resultados, no local da prova;
3.7 - Os atletas que não estiverem presentes na entrega das premiações e fizerem jus a troféu terão um prazo de 30 (trinta) dias para retirá-lo na Secretaria da Igreja São José Operário, em horário comercial;
3.8 - Fica à critério da Organização incluir qualquer outro tipo de premiação para valorizar a participação e o esforço dos atletas, não sendo tal distinção motivo de reclamações;
3.9 - Os resultados oficiais serão publicados no SITE (www.onsport.com.br/), com link em (http://santuariodasbrotas.com.br/), bem como no Facebook da APISA Piraí do Sul. Eventuais correções deverão ser feitas no dia da prova, preferencialmente por escrito, para evitar transtornos posteriores.
3.10 - ** NÃO HAVERÁ PREMIAÇÃO EM DINHEIRO, SENDO QUE OS VALORES COBRADOS SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA IMPLANTADA A CRONOMETRAGEM ELETRÔNICA.
3.11 – Serão premiadas as 03 (três) maiores equipes, devidamente inscritas, somando-se atletas de todas as categorias nas quais o grupo esteja participando, da seguinte forma:
1º Lugar – Troféu + brinde especial 
2º Lugar – Troféu + brinde especial 
3º Lugar – Troféu + brinde especial 
DEPENDENDO DA ADESÃO, NESTE ANO DE 2019, VALORES A SEREM PAGOS POR ATLETAS SERÃO OBJETO DE ANÁLISE PARA O ANO DE 2020, SEMPRE VISANDO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO DE TODOS. 

4. INSCRIÇÕES
4.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site (www.onsport.com.br/), havendo link no site do Santuário de Nossa Senhora das Brotas (http://santuariodasbrotas.com.br/), até o dia 29 de julho de 2019, da seguinte forma:
INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS – 300 (trezentas)
GRATUITA - para atletas entre 0 e 15 anos de idade; 

KIT SIMPLES 
=> R$ 20,00 (VINTE REAIS) ATÉ O DIA 29 DE JULHO DE 2019; 
*Chip retornável
*Número de peito retornavel
*Alfinetes 
*Hidratação 
*Frutas 
*Medalha de PARTICIPAÇÃO 

**NÃO HAVERÁ KIT DIFERENCIADO NESTE ANO DE 2019**

4.2 – ESGOTADAS as inscrições antes do dia 29 de julho de 2018, estas serão consideradas ENCERRADAS. A abertura de novo lote de inscrições, neste caso, será objeto de análise de logística entre a organização e a empresa contratada para a Cronometragem.
4.3 - A Organização reserva-se no direito de, a qualquer tempo e sem aviso prévio, ALTERAR o número de inscrições, PREFERENCIALMENTE PARA MAIOR, em função de eventuais necessidades, disponibilidades técnicas e estruturais;
4.4 - Eventualmente poderão ser realizadas INSCRIÇÕES NO DIA DA PROVA, mas a organização reserva-se no direito de negá-las, caso haja problemas quanto ao número de inscritos ou outros empecilhos que possam causar transtornos para os participantes.

5. LOCAL, HORÁRIOS E PROGRAMAÇÃO
5.1 O local de concentração, Largada e Chegada da 5ª Corrida e Caminhada do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, será em frente à Igreja do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, evento que terá a seguinte programação:
07h00 - ENTREGA DE KITS (CHIP E NUMERAÇÃO DE PEITO); 
08h45 – Alongamento e Aquecimento 
09h00 – Largada: Corrida e Caminhada 
10h00 - Largada das categorias MIRIM e JUVENIL I 
10h30 - Largadas das categorias BEBÊ e KIDS 
11h30 - Premiação e sorteio de brindes 

6. CORRIDA e TRANSPORTE - INFORMAÇÕES IMPORTANTES 
6.1 - Os atletas oficialmente inscritos receberão um número de peito, que deverá ser afixado em seu vestuário, devendo estar no local do evento com, pelo menos, 01 (uma) hora de antecedência da atividade para a qual se dispôs a participar.
6.2 – Haverá lanches para venda no local da prova, em espaço distinto daquele destinado às provas, sob a coordenação de equipe designada pelo Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
6.3 A Organização poderá incluir qualquer outro item, por mera cortesia, sempre para beneficiar os participantes do evento;
6.4 - Haverá transporte para o Santuário de Nossa Senhora das Brotas, ida e volta, nos seguintes locais e horários:
IDA
08:00 - Saindo do Posto Pinheiro Preto 
**Passando por Mercado Moreira I, CIM, Igreja São José Operário, Caixa d'água da Sanepar, Igreja Matriz e Santuário. 
VOLTA 
12:00 – Saindo do Santuário de Nossa Senhora das Brotas
**Passando pela Igreja Matriz, Caixa d'água da Sanepar, Fiat Lux, CIM, Mercado MoreiraI, Posto Pinheiro Preto. 
6.5 - A organização disponibilizará aos atletas, nas dependências do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, vestiários, banheiros e pontos de hidratação com água natural, de poço artesiano;
6.6 - Não será disponibilizado guarda-volumes;

9. REGRAS GERAIS DO EVENTO
9.1 - O ato da inscrição de cada participante é sua concordância de que está apto a participar do evento, bem como daquele para o qual fez a inscrição, devendo ler este Regulamento, não podendo alegar desconhecimento das regras da prova;
9.2 - Ao se inscrever o atleta assume total responsabilidade pelos dados pessoais CAUSADO OU SOFRIDOS, aceita integralmente este Regulamento, e assume todas e quaisquer despesas relativas à sua participação no evento, tais como transporte (DESDE QUE NÃO SEJA O FORNECIDO PELA ORGANIZAÇÃO), hospedagem e alimentação;
9.3 - A inscrição é confirmada automaticamente pelo site (www.onsport.com.br/);
9.4 - A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo haver substituições de atletas. O participante que ceder seu número de peito a outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que esta pessoa SUBSTITUTA venha a sofrer, e, se FLAGRADOS NESTA SITUAÇÃO, serão ambos desclassificados;
9.5 - Haverá postos de hidratação com água mineral, entre os 2.500m e os 3.000m, bem como na chegada;
9.6 - A Organização disponibilizará serviço de ambulância para atendimento emergencial dos atletas e a remoção, quando for o caso, para hospital da REDE PÚBLICA;
9.7 - O atleta ou seu(sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção, transferência, hospital, médicos etc.), eximindo a organização de quaisquer responsabilidades, e assumirá integralmente as consequências desta decisão;
9.8 - À Organização reserva-se o direito de retirar da prova, a qualquer tempo, qualquer atleta que não estiver em condições de saúde adequadas à prática esportiva;
9.9 - O atleta cede à Organização todos os direitos de utilização de imagem, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro meio de transmissão e/ou divulgação, promoções, Internet e qualquer mídia, em qualquer tempo;
9.10 - Os atletas deverão se manter exclusivamente na pista do percurso e observar os desníveis e obstáculos que possam existir ao longo do caminho, pois se trata de uma corrida por ruas de domínio público, saída em gramado, trecho de terra, asfalto e chegada em terra e grama;
9.11 - É livre a divulgação, pelos participantes, de seus respectivos patrocinadores, clubes, associações, equipes, desde que não atrapalhem as atividades que estarão sendo desenvolvidas, sejas relacionadas ao evento ou à organização. Se houver algum impedimento, a Organização se reserva no direito de orientar quem estiver cometendo ato discrepante ao evento.
9.12 - O atleta que largar em local diferente do indicado pela Organização, praticar irregularidades ou adotar atitudes antiesportivas será passível de desclassificação A QUALQUER TEMPO DA PROVA;
9.13 - Os casos omissos serão julgados e decididos pela Comissão Organizadora, que terá decisão soberana final.

PIRAÍ DO SUL - PR, 26 DE ABRIL DE 2019 

MAIORES INFORMAÇÕES 
Realização e Informações: ASSOCIAÇÃO DE PIRAÍ DO SUL DE ATLETISMO
JOSUÉ - Atleta responsável pelos contatos
(42) 9.9811-7463.

          

Organizador

CLEDERSON JOSUE FERREIRA
apisa.atletismo@hotmail.com
(42)9811-7463